Promoções válidas até 30 Abril 2024. Portes Grátis a partir de 40€ 🚛💨 CTT Reg. 🇵🇹
  Blog

A importância dos lanches saudáveis no desenvolvimento das crianças

Escrito em 13 de novembro de 2019

A importância dos lanches saudáveis no desenvolvimento das crianças

Não é segredo para ninguém que uma alimentação saudável é fundamental tanto em adultos como em crianças. No entanto, a alimentação dos mais pequenos merece uma atenção especial. E porquê? 

Porque a alimentação influencia diretamente o seu desenvolvimento. Contrariamente ao que devia ocorrer, são ainda muitas as crianças em idade escolar que consomem alimentos extremamente calóricos, ao invés de lanches saudáveis.

A praticidade de se comprar comida pronta, ou outros alimentos ultra processados, como biscoitos ou salgados acaba por se sobrepor à prática de uma alimentação mais equilibrada e saudável.

Isso porque é comum pensarmos, de forma equivocada, que preparar um lanche saudável dá trabalho. Mas na prática não é isso que acontece. Os lanches ou snacks saudáveis são super simples de fazer. 

Outro mito em torno da alimentação saudável tem a ver com o sabor. Muitos pais acabam por ceder à vontade dos pequenos que claro, dão preferência a alimentos processados (com açúcar, conservantes e gorduras). Ou seja, alimentos que são prejudiciais à saúde (de crianças e adultos). 

De forma a terminar com esse mito, vamos apresentar algumas opções de lanches saudáveis para incluir na rotina dos mais novos. E, sem deixar de lado a praticidade e o sabor.

Lanches saudáveis: Exemplos práticos para o dia a dia

Antes de falarmos dos lanches em si vamos dar-lhe uma dica que vai ajudar na adoção de uma alimentação saudável. De modo a não comprometer a rotina desenvolva um menu semanal. Assim quando fizer as compras, pode fazê-las tendo em conta todas as refeições familiares. (a nossa revista/e-book com receitas para Lancheiras Saudáveis já inclui a lista e todos os passo a passo)

Aproveite o fim de semana para planear o que vai colocar na lancheira dos pequenos, e prepare o que pode manter armazenado. Dessa forma poupa tempo e garante que o seu filho tem uma alimentação saudável e equilibrada.

Conheça então alguns exemplos de lanches ou snacks saudáveis para os mais pequenos. 

1 - Sanduíches

As sanduíches são, sem dúvida, o lanche favorito dos pequenos. Para torná-las um lanche saudável é preciso deixar de lado a ideia de sanduíches fast-food.

O primeiro passo é a escolha do pão. Preferencialmente pode fazer o seu próprio pão em casa (os robots de cozinha são uma excelente ajuda nesse aspeto). 

No caso de não conseguir, dê preferência a pães integrais, que contenham fibras e cereais, já que estes são mais nutritivos do que o pão branco comum.

Para o recheio da sanduíche é interessante apostar em patés saudáveis (feitos em casa), com atum ou frango, e queijos magros como ricota ou queijo fresco. A proteína pode entrar na forma de frango desfiado, hambúrguer caseiro, ou peixe. 

De forma a completar o lanche saudável, inclua vegetais como alface, tomate, cenoura ou legumes mais suculentos. 

Lembre-se que a quantidade deve ser equilibrada, por isso não dê mais do que uma sanduíche por dia ao seu filho.

2 - Frutas 

Apesar de muito nutritivas, as frutas não estão no topo dos alimentos preferidos das crianças. O segredo é incorporar estes alimentos em receitas mais saborosas como bolos e batidos (que podem ser armazenados e enviados com o pack lancheira saudável da Squeez). 

Faça um bolo de maçã e canela, ou um batido de banana, que certamente as crianças vão adorar. Caso opte por fruta fresca, a quantidade recomendada para os pequenos varia entre 2 a 3 porções por dia. 

3 - Bolachas e cereais 

É verdade que as bolachas figuram entre os vilões da alimentação saudável. Porém é possível transformá-las em lanches saudáveis facilmente. Como? A resposta é simples: faça os seus próprios biscoitos.

Existe uma infinidade de receitas muito práticas e fáceis de fazer, como cookies à base de farinhas saudáveis (como farinha de aveia ou amêndoa). Pode também colocar pepitas de cacau ou frutos secos.

Em relação aos cereais, é possível encontrar uma infinidade de opções no mercado, como a granola (que também pode facilmente fazer em casa), aveia, quinoa e flocos de milho. Estes podem ser consumidos com frutas e mel ou em batidos. 

4 - Laticínios

Os iogurtes são ótimos complementos para preparar um lanche saudável. Mas cuidado para não escolher iogurtes com excesso de açúcar e gordura. Dê preferência aos iogurtes naturais, e misture-os com fruta ou mel para os tornar ainda mais saborosos.

Como pode ver preparar um lanche saudável para os pequenos não é nenhuma missão impossível. 

Tenha em mente que os alimentos saudáveis são fundamentais para as crianças em fase de crescimento. Isso porque necessitam de vitaminas e nutrientes que uma alimentação equilibrada e variada pode proporcionar.

Um bom planeamento e alguma criatividade, e vai ser capaz de preparar lanches deliciosos e que irão contribuir positivamente para o desenvolvimento saudável. 

A revista/ebook Lancheiras Saudáveis Squeez! possui receitas saudáveis possui:

✅20 Receitas⁠⠀⁠⠀⁠⠀
✅Lista de Compras⁠⠀⁠⠀⁠⠀
✅Menu semanal⁠⠀⁠⠀⁠⠀
✅Dicas⁠⠀⁠⠀⁠⠀
✅Receitas aptas para crianças com alergias⁠⠀