Promoções válidas até 30 Abril 2024. Portes Grátis a partir de 40€ 🚛💨 CTT Reg. 🇵🇹
  Blog

Desenvolvimento sustentável: Somos a mudança que queremos ver no mundo

Escrito em 19 de novembro de 2019

Desenvolvimento sustentável: Somos a mudança que queremos ver no mundo

 

O planeta está em crise, e sem a aplicação de um modelo de desenvolvimento sustentável, o estilo de vida moderno está ameaçado. A produção e consumo em massa reflete-se diretamente na escassez de recursos vindos da natureza, bem como na alta produção de lixo. 

Introduzir o conceito de desenvolvimento sustentável na sociedade não é apenas uma moda momentânea. Trata-se de uma necessidade que tem como objetivo garantir o futuro de gerações que certamente irão sofrer, caso o cenário atual permaneça.  

Mas afinal, sabe o que é o desenvolvimento sustentável? Vamos falar um pouco das atitudes que contribuem para a conservação do meio ambiente, e que devem ser praticadas por todos nós. 

Desenvolvimento sustentável: Do que se trata afinal? 

O desenvolvimento sustentável está ligado ao termo sustentabilidade. Essa, por sua vez, surgiu com o entendimento de que os recursos naturais, fundamentais para a manutenção do estilo de vida moderno, são finitos. 

O desenvolvimento sustentável pode ser entendido como a procura por formas alternativas para que seja possível a continuidade da produção e evolução da sociedade, de forma não prejudicial ao meio ambiente.  

A conscientização é o primeiro passo rumo à vida sustentável. Deve-se ter em mente que preservar os recursos naturais não impede o avanço social e tecnológico. Contudo, garante a todos, inclusivamente às futuras gerações, a possibilidade de uma vida digna. 

Isso só é possível se houver uma colaboração coletiva. É necessária a adoção de práticas que possibilitem o consumo de produtos e serviços que visam reduzir ou até mesmo abolir os impactos causados ao meio ambiente. 

Quais são as consequências da produção desenfreada dos dias de hoje? 

A humanidade evoluiu, a tecnologia também e, aliás, continua a evoluir dia após dias. É claro que todo esse avanço tem pontos positivos. No fim de contas é graças a isso que temos todo o conforto nas nossas vidas. 

Entretanto, toda essa evolução tem um custo, e ele é sentido tanto no meio ambiente, quanto no nosso cotidiano. Já reparou que a energia elétrica está cada vez mais cara, assim como abastecer o carro com combustível? 

Normalmente não paramos para pensar na fonte que gera esse produto final. Mas a origem de todos os produtos e serviços que consumimos hoje em dia provém da natureza.  

A energia elétrica pode ser obtida através das hidroelétricas. O combustível vem do petróleo, assim como o plástico e outros materiais que fazem parte do nosso cotidiano.  

A escassez destes recursos naturais, além de causar um impacto enorme no meio ambiente, também é sentida no nosso bolso. A economia gira em torno da lei da oferta e da procura. Ou seja, se a procura é muita e a oferta é pouca, consequentemente o valor aumenta.  

Além da questão financeira, existem os danos irreversíveis causados ao meio ambiente.  

Produzimos uma quantidade absurda de lixo que leva centenas de milhares de anos para se decompor. Além disso queimamos combustíveis fósseis que contribuem para o aquecimento global, e desequilíbrio do ecossistema. 

Estas são consequências gravíssimas, e que podem algum dia inviabilizar a vida no nosso planeta, caso não seja tomada uma atitude agora.  

Como posso contribuir para o desenvolvimento sustentável? 

Para a concretização de um processo de desenvolvimento sustentável, é necessária a conscientização e participação e todos. Porém, essa meta tem início em cada um de nós, a partir de atitudes simples, mas que fazem toda a diferença.  

Conheça algumas práticas ecológicas que contribuem diretamente para o desenvolvimento sustentável. 

  • Poupar água
  • Em dias ensolarados evite ligar a luz elétrica, e aproveite a luz solar
  • Crie áreas verdes em casa ou no seu bairro, e incentive os seus vizinhos a fazerem o mesmo
  • Evite usar o carro, e sempre que possível desloque-se a pé ou de bicicleta
  • Partilhe boleias
  • Separe o lixo e faça reciclagem
  • Reivindique políticas públicas voltadas para a sustentabilidade
  • Opte pela aquisição de produtos sustentáveis como sacos de pano, palhinhas, cápsulas reutilizáveis ou escovas de dentes bambu.
  • Reduza ao máximo os plásticos

Como pode ver, não é muito difícil ter atitudes sustentáveis, basta boa vontade, informação e a colaboração de todos. Juntos somos capazes de mudar o presente e construir um novo futuro que iremos deixar para os nossos filhos e netos.