
Alimentação do bebé 0 aos 12 meses
O leite materno é um alimento completo para a criança se alimentar até atingir os 4 meses. A partir dessa idade, pode e deve diversificar a alimentação do bebé, introduzindo fontes de ferro, proteínas e nutrientes saudáveis.
É, contudo, importante frisar, que caso a alimentação consista no leite materno, essa dieta pode ser mantida de forma exclusiva até os 6 meses de idade.
É comum que os pais tenham dúvidas em relação aos alimentos que podem ser introduzidos na dieta do bebé. E, se essa é sua dúvida atual, não se preocupe que existem milhares de outras mães com a mesma questão.
Saiba que esse processo deve ser feito de forma gradual. Deve apresentar aos poucos os novos sabores e texturas ao paladar da criança.
Conheça algumas fontes ricas em proteínas e energia que podem servir como excelentes opções na alimentação do seu bebé. E, o melhor de tudo é que podem ser colocadas nos pacotinhos Squeez!
Alimentação bebé: 6 alimentos que pode colocar no Squeez
A partir dos 4 meses, já é possível introduzir os alimentos sólidos na alimentação do bebé. Esta nova dieta deve favorecer a maior absorção de nutrientes e proteínas já que serão fundamentais ao desenvolvimento da criança.
Veja de seguida 6 opções que pode colocar no Squeez para promover a autonomia de alimentação do bebé (e sem que ele suje a roupa toda).
1 - Papas
As papas são ideais para iniciar a transição da alimentação exclusivamente láctea para outros tipos de alimentos.
Isso porque a sua textura facilita a deglutição da criança, e acaba por ser uma opção de alimentação bastante versátil.
É possível fazer papinhas com legumes ou frutas, combinando vários tipos como banana com maça, ou batata e cenoura. Uma dica importante é nunca adicionar sal ou açúcar nas papas.
2 - Carne
As carnes só devem ser introduzidas na alimentação do bebé a partir dos 6 meses de idade. A partir dessa fase, o ideal é iniciar pelas carnes brancas.
Comece por introduzir primeiro o frango ou peito de peru, e posteriormente a carne de vaca. É importante iniciar aos poucos, pois a carne vermelha é mais difícil de ser digerida.
Numa primeira fase a carne poderá ser inserida e triturada com a sopa.
3 - Peixe
O peixe pode fazer parte da dieta das crianças a partir dos 7 meses, alternando-se com outras opções proteína.
Dê preferência a peixes magros como o linguado ou pescada. O recomendável é limitar a quantidade para aproximadamente 15 a 20 gramas por dia.
O peixe também pode ser triturado e colocado na sopa numa fase mais inicial.
4 – Quando dar o Ovo ao Bebé
Outra fonte de proteína importante é o ovo. O mesmo pode ser inserido na alimentação do bebé a partir dos 6 meses, mas uma vez que é um alimento que poderá causar alergias, os pediatras em Portugal, aconselham que seja a partir dos 9 meses, MAS só a gema, a clara apenas a partir dos 12meses. Fazer atenção que o ovo tem que ser bem cozido, devido à Salmonella.
5 - Frutas
As frutas são permitidas, desde que estejam frescas e maduras. Para aproveitar todos os seus nutrientes devem ser inseridas na dieta cruas e sem adição de açúcar ou cozidas a vapo.
Frutas macias como banana, pera e maça cozida podem ser oferecidas ao bebé na forma de papa. São ideais como sobremesa, e não devem substituir uma refeição. Mas, são um excelente complemento.