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Snacks saudáveis para os mais pequenos levarem na lancheira

Escrito em 15 de Nov. de 2019

Snacks saudáveis para os mais pequenos levarem na lancheira

 

A lancheira das nossas crianças deve ser preparada de modo a facilitar a alimentação na escola. E, uma forma simples de o fazer é optar por snacks saudáveis na hora de escolher os lanches que vão fazer parte da refeição. 

Deve-se evitar alimentos ultra processados e com alto teor de gordura, como biscoitos recheados ou salgados. Todos os snacks (ou pelo menos a grande maioria) devem ser feitos com produtos que tenham os nutrientes necessários à dieta das crianças. 

Por isso, as lancheiras devem sempre incluir um alimento pertencente aos principais grupos alimentares:

  • Fonte de proteína ou lácteo, como queijos e iogurte
  • Frutas ou legumes que são fontes de vitaminas e fibras
  • Carboidratos como pães (caseiros) ou cereais

Veja agora algumas dicas de como criar a lancheira de forma a introduzir uma dieta balanceada e saudável.  

Snacks saudáveis: 5 dicas para facilitar as refeições escolares

Sabemos que nem sempre é fácil convencer as crianças a comerem de forma saudável. Alimentos carregados de açúcar e industrializados acabam por ter mais sabor. 

Porém, com algumas dicas é possível incluir alimentos saudáveis na hora de preparar os snacks que vão para a lancheira. Veja as nossas 5 dicas.  

1 - Faça os lanches em companhia dos pequenos 

Envolver as crianças no processo de preparação da lancheira é uma ótima maneira de incentivá-los a gostar de snacks saudáveis.  

Mostre-lhes que alimentos saudáveis também são saborosos e nutritivos. Aposte em lanches coloridos e de diferentes tamanhos e formatos.  

2 - Tenha em mente o gosto da criança  

É importante que a criança experimente uma variedade de alimentos, para que os pais possam descobrir quais lhes são mais agradáveis ao paladar.  

Procure preparar os snacks com os alimentos preferidos dos seus filhos. E, para variar os snacks que envia basta procurar receitas com base nestes ingredientes.  

3 - Tipo de lancheira  

Pode parecer irrelevante, mas o tipo de lancheira tem grande influência no paladar das crianças. O ideal é escolher lancheiras térmicas, pois estas são capazes de manter os alimentos frescos por mais tempo. 

E, é aqui que os Packs lancheira podem fazer toda a diferença! As crianças adoram-nos por serem coloridos e divertidos e a comida mantém todo o sabor! E, garantidamente vão ser mais apreciados pelas crianças.   

4 - Seja criativa  

As crianças, assim como os adultos, primeiro “comem com os olhos”. Ou seja, é preciso fazer com que os snacks saudáveis tenham uma aparência chamativa.  

Use toda a sua criatividade para criar os mais divertidos lanches. Pode por exemplo criar um palhaço com pão de forma integral, usando cenoura para fazer o cabelo e tomate cherry para o nariz.  

5 – Aposte na variedade  

Escolha produtos pertencentes aos principais grupos alimentares, para criar um menu variado e nutritivo. O mesmo alimento pode ser servido de diversas formas, como a cenoura que pode ser ingrediente de um bolo ou servida em palitos.  

O importante é diversificar nos alimentos para estimular cada vez mais o paladar dos pequenos. E, dessa forma incentivá-los a comerem de forma cada vez mais saudável.  

Para melhor ilustrar as nossas dicas, deixamos-lhe algumas ideias de snacks saudáveis que pode preparar para os pequenos levarem na lancheira.   

  • 1ª opção: cenoura baby cozida, pepino em tirinhas, ovos e biscoito de aveia 
  • 2ª opção: morangos, torradas integrais com geleia e bolo com farinha de aveia e passas
  • 3ª opção: sanduíche com patê de atum caseiro, melancia em cubinhos e iogurte natural.  

Preparar uma lancheira com snacks saudáveis não é nenhuma missão impossível. Basta usar da criatividade e elaborar um menu variado e nutritivo, que certamente vai agradar ao paladar dos seus filhos.


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